A convite da Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas, do MPDFT, compareci ao seminário sobre "Nós podemos muito mais trabalhando em rede com a rede",realizado em 2017, no auditório Adrelino Bento do edifício sede .
O NEX é filiado como instituição parceira desde 2006 e sempre admirei o trabalho mas, a razão deste post, é o quanto fui surpreendida no decorrer da apresentação. Sentimento de gratificação e alegria, ao constatar o empenho em reeducar as pessoas que cometem infração ambiental.
Não acontece apenas um Termo de Acordo em que o infrator paga a multa que se reverte em benefício de quem precisa. Há um diálogo, uma grande preocupação com a conscientização do infrator que passa a frequentar um curso com duração de seis meses, de Educação Ambiental, ministrado no Parque Nacional de Brasília.
Está aí um exemplo de transparência do que é realizado com os valores das multas aplicadas e a preocupação de inclusão social do cidadão, em vez do caminho carcerário que é, muitas vezes, sem volta.
Deixo registrada a minha admiração pelo modelo de gestão eficiente e com resultados tão positivos para a sociedade.
Procuradores, promotores e técnicos jurídicos ,diretamente envolvidos no projeto