Em 14 de Outubro de 2015, Dandara completou 10 meses e resolvi contar sua história pois, desde o início do NEX cada onça que chega, seja da forma que for,nos reveste com nova personalidade e muda quase tudo no criadouro.
Dandara chegou sem esperarmos, de surpresa! Quando resolvi terminar com a crise de solteirice aguda do Xingú, colocando Carlota como sua companheira não poderia imaginar que uma onça senhora, com quinze anos de idade, fosse emprenhar.Ficaram juntos bem mais de ano e a única coisa que notamos foi que Carlota foi ficando mais agressiva com Xingú.Demonstrava gostar dele, interagia, acasalava mas deixava bem claro que seu macho alfa continuava sendo o Sansão.
Namoro entre onças é uma coisa meio bruta sempre, então, não estranhamos.
Na madrugada de 14 de dezembro ouvimos nova pancadaria e, quando o dia amanheceu, Carlota tinha parido bem sossegada dentro da gruta, enquanto Xingú se escondia no canto da passarela, acima de todo e qualquer perigo.
Eu andava meio chateada da vida porque estava enfrentando uma burocracia insaciável que não nos dava paz para trabalhar.
Uma fase difícil em que perdi a vontade de escrever, de dar notícias, de comentar sobre o Nex. Às vezes é confortável não incomodar tanto.
Mas, Fênix sempre renasce e foi o que senti quando vi Dandara como um verdadeiro presente de Natal. Como se a vida parasse tudo e dissesse:-"Ei você, olha aqui!"
Só isso mesmo para compensar tantos aborrecimentos,tantas injustiças e arbitrariedades que perseguem as pessoas que dedicam suas vidas para ajudar a fauna, principalmente, em se tratando de felinos, em especial, onças pintadas.
Dandara me fez sarar porque a recebi como um recado explícito da natureza : a vida acontece queiram ou não!
Logo percebi que aquele serzinho vinha com uma bagagem e tanto!
Uma miniaturazinha que já tentava rosnar e mostrava a que tinha vindo, mesmo mal parando em pé
A natureza jamais nos decepciona, ao contrário. Nunca a dominamos e, quando quer,faz. Esta é uma característica da história do NEX, onde os planos vão sendo tecidos de cima para baixo. Da espiritualidade para a matéria e assim, será sempre.
É no que quero acreditar.
A partir daí, providenciamos outro lugar para a mãe e filha e Xingú teve um pouco de paz. Carlota e Dandara ficaram no recinto mais isolado, onde estava Ogum que passou para o recinto contíguo ao do Ferinha.Bom demais quando tudo se modifica. Sinal que tem onça nova no pedaço.
Surpresa mesmo foi aprender com Carlota o que é ser uma mãe onça.Em quinze anos de trabalho, através delas,percebi que o amor é uma força da natureza. Talvez eu sublimasse demais o significado ,como se fosse acessível sómente aos humanos.
uma das raríssimas vezes que toquei em Dandara
Dandara sempre detestou ser tocada e conseguiu impor sua vontade
Passado o período inicial de muito sossego para as duas, Carlota e Dandara mudaram novamente de recinto e ficaram com piscina maior,passarela e outras distrações, ao lado de Brutus e Gaia.
Dandara se soltou, ficou menos tímida, mais valente e começou a ficar brincalhona, sapeca
A ligação entre Carlota e Dandara nos proporcionou ver mãe ensinando à filha tudo o que era possível.A tremenda referência que Carlota se tornou para Dandara como se fosse o próprio ar que respira.É como se uma essência se transformasse em dois seres.Amor materno humano é imenso mas se modifica através da consciência, do saber, do discernimento.O amor que vi é absurdamente forte, presente, atávico.
O que vou mostrar agora é um sentimento , demonstrado tanto pela mãe, quanto pela filha, quando precisaram ser separadas por um período de tres dias apenas.
Dandara teve um inchaço repentino ( talvez tenha caído de um tronco de mau jeito por ser sapeca demais e pular atrás da mãe em tudo), dor na coluna que ficou bem arqueada e constatamos que estava inflamada mesmo. A levamos imediatamente para Brasília para fazer uma tomografia na clínica do Dr João Nardotto .O resultado do exame foi ótimo e , Dr João nos tranquilizou, dizendo que Dandara estava ótima e logo estaria recuperada.
Enquanto tudo isso acontecia, Rogério mandou um vídeo feito no NEX, alertando para eu ouvir o som da Carlota vocalizando, procurando pela Dandara
Difícilmente alguém tem este som registrado e imagino que isso aconteça com cada onça que perde seu filhote na natureza ou, o contrário.
Na volta de Dandara para o NEX , registramos a vocalização de ambas, o que também considero inédito em termos de onças pintadas
Como deixar de compartilhar experiências tão emocionantes?
Parabéns Dandara e obrigada por tudo o que você e sua querida mamãe Carlota nos ensinaram ,em dez meses!
Voces são o alento sempre presente que fazem tudo valer à pena!
Mais fotos da caçulinha do NEX
Dandara com Carlota na cama feita pelos voluntários
Tentação da carne no pneu para aprender a entrar na água
o pneu predileto
Charmosa mas na defesa, tipo: nem pense em encostar em mim
Dandara aos 10 meses, sempre com Carlota. Não há como separar amor tão grande
Dandara à luz da lanterna ( foto de Alexandre Bossi)