Passei uns dez dias no NEX , sem interrupções, sem ter que ir e vir. Estamos em plena obra, o cercamento do criadouro sendo concluído,com o pessoal do serviço hospedado da fazenda.Uma confusão só.
O pessoal acorda muito cedo e a casa onde estão, fica próxima ao recinto da Yamí.
No primeiro dia de trabalho, bem cedinho, toparam com Xangô ainda acordando.Havia chegado naquela madrugada, adivinhando que muita coisa nova acontecia no Nex.
Primeira reação? Queriam, ir embora. Rogério explicou que não se aproximassem, respeitassem os horários dele e ele não amolaria ninguém.
Nunca vi um cio tão demorado quanto o da Yamí. Xamã está vasectomizado mas funciona muito bem, é um macharrão de peso ( que criei na mamadeira e muito bem ) e onças, em época de acasalamento, não dão trégua.
Agora, esse "ménage à trois", onde Xangô se contenta em comparecer todas as noites, para mim, é indecifrável.É absolutamente fascinante
Por volta de 18:30 Xangô chega e vai embora às 06:30, pouco mais, pouco menos. A noite toda, ronda em círculos, pula, corre, deita,cochila,de madrugada bota moral nos outros machos,mas, seu objetivo claro é estar perto de Yamí.
Desci com uma lanterna pequena, com Rogério, colocamos o foco nele e ele olhou, como se dissesse:- Olha....nem mais um passo! Então, à tardezinha e com o dia amanhecendo, sua presença muda tudo.
Se alguém estiver pensando que ele é vulnerável, que se aproxima de humanos e etc...pode desistir. Com dois anos e meio de monitoramento, nunca o vimos aproximar de humanos, das sedes de outras fazendas, no que faz muito bem.
O que a paixão faz! Xangô contagia todos com sua persistência na conquista de Yamí. Deixa todos trabalharem em paz e fica na sua ronda, com se o funcionamento perfeito de tudo, dependesse apenas dele. Está acompanhando toda a obra do cercamento do criadouro e, sei, contando ninguém acredita.
Mas é uma das realidades emocionantes que tenho oportunidade de viver.
Como é bom saber que respeito mútuo funciona e, a cada dia, questiono mais e mais o motivo de matarem tantas onças "por defesa". Defesa de que? Só se for da própria ignorância, da própria maldade.
Não quero polêmica e sinto que não sou capaz de descrever quem é Xangô. Graças a Deus, nem tenho essa pretensão.Mas ressalto que Xangô fala com propriedade sobre cada um da sua espécie
Sinto prazer, alegria de compartilhar o pouco que sei e algumas das imagens que temos.
Trabalhamos com muita dificuldade, sem câmeras suficientes para registrar tudo sobre ele mas, no fim, o que importa? Ele é o mais importante. Está lá, por livre e espontânea vontade.
Este vídeo abaixo, me fez rir muito lembrando que ninguém é de ferro!
parece estar pensando: GGGRRR...não tenho privacidade
Xangô é !