Entre tantas coisas negativas que acontecem com as onças, há acontecimentos bem interessantes que, para quem lida com elas no dia a dia, valem ouro.
Ferinha, onça macho do nosso plantel, está em um lento processo de reabilitação. Este processo se desenvolve conforme o andamento do projeto,nos órgãos oficiais.
Claro que a burocracia impõe uma demora imensa. Mas, na verdade, isso não faz diferença para nós que estamos em constante aprendizado e sonhamos em fazer um projeto de reintegração muito bem feito.
Para Ferinha, ainda não fez muita diferença e nada como uma boa onça para fazer do limão, a limonada.
Temos que andar conforme a burocracia porque, se ele não for solto por alguma razão, não há porque deixá-lo preparado para uma vida que não vai ter.
Vamos tocando a vida e, há muito tempo aprendi que a graça de tudo, está enquanto acontece.
Uma das estapas de reabilitação de Ferinha, já terminou e,em reunião, surgiu uma pergunta, entre muitas: será que ele escala? Naturalmente, a pergunta revela a preocupação de não se deixar passar nada em branco, durante as etapas da reabilitação.
Temos o previlégio de monitorar e conviver, há mais de dois anos com a onça de vida livre, Xangô. Conhecemos de perto o vigor e a força física de um felino livre, da natureza. Conhecemos alguns grotões que só escalados por onça mesmo.
Mas, as onças sempre nos surpreendem
Conferindo filmes e fazendo fotos, encontramos algumas imagens que provam que onça pode subir até em pau de sebo. Basta provocar um pouquinho e olhar como ele escala um tronco liso de encalípto, com quase 4 mts de altura.
A maior vantagem que temos são as próprias onças. A literatura é muito escassa e nunca iríamos encontrar um elemento comparativo tão excepcional, como a convivência tão próxima com Xangô e Ferinha.
Além do mais, qual treinamento de reabilitação é iniciado pelo próprio macho alpha de uma região?
Pois é, isso acontece no Nex. Ferinha conhece , com precisão, o macho alpha.
Xangô o ensinou frente a frente.
Quando Ferinha tiver que enfrentar um, já saberá como se comportar.Muito mais provável que se torne um alpha, rápidamente. Conhecimento adquirido não anda para trás.
Ferinha é um animal excepcional, fantástico!!!! Que força tremenda deste animal, paixão da minha vida, a onça pintada!
Em pleno vigor físico
A natureza estava sem pressa para aprimorar tanta beleza